quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O INESPERADO (A QUALQUER HORA, EM QUALQUER LUGAR)

Em janeiro de 1978, fui contratado por uma grande empresa de alta tecnologia, brasileira, de atuação internacional em engenharia de projetos. Essa empresa tinha uma estrutura matricial, onde as mais variadas tecnologias eram apresentadas em colunas verticais e os projetos eram colocados em linhas horizontais. A idéia era de que todos atuariam em suas áreas e os projetos poderiam requisitar recursos de cada tecnologia à medida da necessidade em seu desenvolvimento. Todo o empregado de certo nível admitido na empresa recebia uma publicação de menos de 10 folhas de nome Mensagem a Garcia, de autoria de Helbert Hubbard. Quem não conhece recomendo o uso de um software de busca para localizá-lo na internet. A idéia era que ao ser chamado para tratar de um assunto qualquer o interlocutor depositava em seu ombro o mico e a partir daí o problema era seu. Definido o objetivo o meio e a forma de alcançá-lo era sua cerveja.

Eu era Gerente de Informática, certo dia o Vice-Presidente me chamou, e disse: a ferrovia X está nos consultando sobre uma solução para o Controle de Produção. Como você já atendeu o cliente, e apresentou um resultado elogiado por eles, entendemos que você deve conduzir esse projeto. Você tem dois dias para montar documentação pertinente e apresentá-la ao cliente na próxima sexta-feira.

Ferrovia? Controle de Produção? Uma pequena rusga na testa, mas sai a campo buscando as informações. O que seria o controle de produção em uma ferrovia? Vagões e locomotivas? Não construíam, eram adquiridas no mercado. O que me pareceu mais próximo da atividade do cliente foi apresentar a teoria das filas. Falar apenas sobre teoria de filas me pareceu pouco e aí, desandei, preparei um material sobre controle de produção industrial. Controle de Estoques (break-even point, estoque mínimo, estoque máximo), linha de produção, carga de máquina e algo que estava na crista da onda, sistema Just In Time.

Na época as apresentações eram feitas com retro-projetores, mas nossa empresa era de alta tecnologia. Nossas apresentações eram feitas com sistema de som e projetores de slides controlados remotamente pelo apresentador. Eram apresentações muito profissionais. O técnico fornecia os dados e uma equipe confeccionava a apresentação rica em gráficos e elementos visuais.

Na sexta, aeroporto, avião, Rio de Janeiro, almoço e às 14h00min horas a famosa apresentação. De praxe, para quebrar o gelo, me apresentei, nome, cargo, formação, idade, ... Depois, solicitei que os presentes fizessem o mesmo. Fulano de tal, chefe de operação do CPD, ... Fulano de tal, chefe de preparação do CPD, ... À medida que eles iam se apresentando, meus joelhos iam se estreitando, duas manchas vermelhas já se faziam notar em ambas as pernas pela pressão de um joelho no outro. Havia mais de 20 pessoas na apresentação todos do CPD, nenhum de desenvolvimento de sistemas. Há esta hora minhas pernas já estavam cruzadas, ainda que eu permanecesse em pé. Uma sensação de desarranjo intestinal se fazia presente, um suor frio escorria em minhas costas. A rusga de minha testa apresentava sulcos profundos e a tez amarelada revelava um emocional à beira da crise. De repente a ficha caiu. Esses caras querem uma palestra de Controle de Produção de CPD. Em algumas publicações nacionais e principalmente internacionais o assunto era CPD – A Portas Fechadas. Os jobs eram todos executados e controlados por software. A intervenção do homem era mínima.

Acabo de relatar todo o meu conhecimento do assunto à época. O que fazer? Apresentação e platéia não combinavam. Algo precisava ser feito. Aí tirei o coelho da cartola. Disse-lhes com a maior naturalidade possível. Vocês querem ouvir sobre Controle Automático de CPD, o já famoso CPD a portas fechadas. Certo?

O sorriso estampado em seus rostos não deixaram dúvidas. Nesse ponto eu disse: vou surpreender vocês. Vossa diretoria contratou nossa empresa pelo profissionalismo, alta tecnologia e experiência na condução de projetos. Nossa forma de trabalho é antes equalizar os conhecimentos de todos os participantes do projeto e depois entrar nos detalhes de forma prática. Assim, hoje, nossa apresentação será muito teórica. Trataremos de controle de produção em sua forma mais pura. De modo que todos estejam no mesmo estágio de conhecimento durante a apresentação principal da próxima sexta-feira.

Vocês acham que todos os presentes tem o mesmo grau de conhecimento de Controle de Produção? Se este for o caso podemos interromper a apresentação agora. Houve uma consulta muda, um olhando para o outro, e todos acenaram com a cabeça aprovando a continuidade da apresentação. Com toda certeza uma leve desconfiança deve ter percorrido a turma. Mas, cá pra nós, o que eles tinham a perder?

Informados do contexto da apresentação, todos participaram ativamente e no final fui até aplaudido. Assim, consegui uma semana adicional para encontrar o especialista e voltar ao cliente com a apresentação que queriam.

Vehio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário