quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ENTREVISTA DE RECRUTAMENTO

A entrevista de recrutamento também é uma batalha entre duas forças. A mágica está em fazer com que essas forças convirjam para um único objetivo. É uma disputa, onde a informação, conhecimentos necessários, e o contexto da vaga devem estar muito bem definidos para entrevistado e entrevistador. Como em qualquer disputa deve-se conhecer, e bem, as regras do jogo. Aqui também a posição do entrevistador é mais confortável. Foi treinado e possui algumas técnicas para a condução da entrevista. Ao entrevistado cabe obter todas as informações sobre empresa, mercado e posição oferecida. Não é apenas ler o anúncio da vaga. Contentar-se com uma pálida idéia da vaga, do mercado e da empresa. Lembre-se, se for o selecionado, vai vincular sua vida, seus objetivos e aspirações de carreira a essa empresa. Sem ser um casamento para a vida toda, é uma relação por tempo indeterminado, que pode durar alguns anos e até mesmo toda sua vida profissional.

Nunca fui da área de RH, mas passei por muitas entrevistas. Estive dos dois lados. Vou colocar algumas situações, sem a preocupação de oferecer a alternativa infalível de sucesso nessas entrevistas. Todos nós, tendo ou não o dom da premonição, temos uma sensação do resultado da entrevista. Pode-se chegar a essa sensação, no meio da entrevista, logo após o término ou depois de alguma reflexão. Essa sensação pode ser intuitiva e pode ser pela experiência de ter passado por várias entrevistas. A verdade é que vamos aprendendo à medida que participamos de entrevistas. A reflexão do que fizemos certo e onde percebemos ter cometido alguma falha vai nos preparando para as próximas batalhas. Não é apenas o que se diz. Temos que ter muita atenção às nossas reações e às reações de nosso (s) oponente (s). A linguagem corporal é fundamental para entrevistado e entrevistador (es). O desconforto, o despojamento, a maneira que o oponente se comporta nos dá informações sobre o seu conhecimento e a veracidade de suas afirmações.

Entrevistas com mais de um entrevistador são as mais difíceis. É comum cada um deles estar preparado para analisar um item da entrevista. Um presta atenção no que se diz (conteúdo), outro na forma (como se diz) e pode haver um ou mais ainda prestando atenção no comportamento (linguagem corporal). Se esse for o caso, você deve estar muito bem preparado para obter sucesso. Tenha consciência que nenhum candidato vai sair ileso. O desconforto, o suor frio, não será apenas seu. Porém, quando escolhido suas possibilidades de sucesso são maiores.

Entrevistas com entrevistadores falantes. Entrevistadores que falam o tempo todo, interrompendo suas locuções, dissertando sobre as qualidades da empresa e da vaga. Essas são as mais agradáveis de participar e as mais difíceis de prever o resultado. No primeiro momento você pensa a vaga é minha. Depois a demora no prosseguimento vai minando sua confiança e você acaba se convencendo que perdeu a vaga. O que vou escrever agora pode e deve ser verdade na maioria dos casos. Os entrevistadores falantes estão tão preocupados com seus discursos que se esquecem de prestar atenção nos candidatos. Como decidem? Não sei. Por aparência. Por preconceito. Por sorteio. Se você for o escolhido. Estiver bem preparado. Vai ter sucesso independente da razão pela qual foi selecionado. Porém, a possibilidade de erro desses entrevistadores é enorme.

Entrevistas com entrevistadores monossilábicos, que falam pouco e deixam espaços enormes de silêncio durante as entrevistas. A impressão é que os processadores de suas CPU’s são mecânicos e não eletrônicos. Demoram um tempo enorme para processar as informações que você está passando. Olhar vazio, pensam, pensam. É comum candidatos ansiosos caírem na armadilha de preencher esses tempos. Recomendo não preencher esses vazios. Não se esqueça a condução da entrevista é dele, não sua. Aproveite o tempo para estudar as perguntas e as reações dele. A linguagem corporal dele vai te dar muitas dicas. Entrevistas desse tipo são difíceis de participar e difíceis de prever o resultado. Se for tática de entrevista, ele está prestando muita atenção em suas reações e fará uma boa escolha. Selecionará o candidato certo. Se for por desconhecimento do assunto e a demora for por não conseguir encadear as perguntas com maior rapidez. A possibilidade de erro é a mesma dos entrevistadores falantes.

Como disse nos parágrafos iniciais, independente do tipo de entrevista, é fundamental ter conhecimento da vaga. O que oferece? O que é preciso para exercê-la? Como a função é reconhecida no mercado? Qual o salário? Quais benefícios a empresa oferece? Jornada de trabalho exigida. Local de trabalho. Qual é a imagem da empresa?

As respostas do parágrafo anterior serão de suma importância no seu processo de tomada de decisão. Saber a quem você vai vincular o seu futuro, ainda que seja apenas o futuro imediato, pode ser o item mais importante para você no processo de recrutamento e seleção. Essas informações podem determinar sua participação ou não no processo seletivo.

Vehio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário