terça-feira, 1 de dezembro de 2009

QUAL É A SUA MARCA?

No mundo globalizado atual o marketing pessoal é de importância fundamental para o sucesso em suas atividades (presentes e futuras). É a sua marca no mercado corporativo e a sua rede de relacionamentos que facilitarão ou prejudicarão as próximas etapas no desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

O que as pessoas falam e pensam de você? Qual a mensagem que você transmite? Como influencia as pessoas? Qual sua área de abrangência? Qual é o seu impacto no cara a cara? Qual é o seu impacto via telefone? Qual é seu impacto nas comunicações escritas?

As respostas a essas questões são decisivas na formação e manutenção de sua marca pessoal.

As marcas positivas exigem trabalho diário para sua criação e manutenção. É uma ação continua de convencimento dos superiores, dos pares e dos subordinados. A todo momento será questionado quanto à competência e produtividade, quanto à confiabilidade, quanto a propósitos em benefício da comunidade, enfim qual é o retorno que você trás para todos.

As marcas negativas já são mais fáceis de criar e manter. Eu diria que são autônomas, mantém-se de forma independente. Algumas vezes elas surgem do nada e expandem-se na velocidade da luz. Um sorriso na hora errada. Uma crítica construtiva mal interpretada. Uma tirada sarcástica. Uma dose a mais na festa da empresa. Enfim, qualquer coisa pode ser usada por um “pouco amigo” para denegrir sua imagem e fortalecer a marca dele. Acredite o mundo corporativo é um excelente ambiente para a sobrevivência desse inseto chamado pouco amigo. Pode ser o cara que almoça todos os dias com você. Pode ser o cara que você em confiança conta suas intimidades, objetivos e aspirações de vida. Pode ser o cara do happy hour às sextas-feiras. Pode ser o cara do futebol pós expediente.

Como identificar o inseto? É também um exercício diário. O amigo de hoje pode ser o pouco amigo de amanhã. O jogo do poder no mundo corporativo, aliado a escassez de recursos, aliado a ambição dos participantes, aliado aos benefícios sociais e financeiros de uma carreira de sucesso, são combustíveis potentes para geração e disseminação desse tipo de inseto.

O que fazer? É uma decisão pessoal e individual. Cada participante vai definir suas próprias regras e formas de participar desse jogo.

Minha sugestão é a de que pense. O que é realmente importante para você? Ganhar o jogo qualquer custo?

Se a resposta for sim. Você é um inseto. Assim haja como tal. Apenas mantenha-se alerta e fique de olho nos insetos mais fortes. Você não está sozinho.

Se a resposta for não. A pergunta que segue. Até onde você quer chegar para atingir seus objetivos? O que é negociável? Eu diria que tudo é negociável, exceto seus valores e crenças. Esses são os fundamentos que dão base a sua personalidade e caráter. Valores e crenças pessoais são bens imutáveis. O sacrifício de qualquer um deles tem conseqüências graves em sua personalidade, caráter, auto-imagem e satisfação pessoal. E o mais grave não garantem sucesso na empreitada. Imagine não se sentir bem dentro das calças por algo que se fez e ainda arcar com o fracasso de não ter atingido os objetivos. Você vai se sentir um inseto. Vai se magoar muito e se recriminar por um bom tempo. Esses sentimentos farão parte de sua vida ainda que os objetivos sejam atingidos.

Como afirmei no parágrafo inicial a sua marca e a sua rede de relacionamento são fundamentais para a gestão de uma carreira de sucesso no mundo corporativo. Não acredite que os participantes do jogo do poder são ingênuos. Eles vão perceber suas manobras. No caso dos insetos, eu diria suas falcatruas para obter os resultados esperados (planejados). Eles apenas vão se posicionar de acordo com os próprios interesses. Se for interessante não ver. Se transformarão em cegos. O networking (rede de relacionamento) é muito importante para sua carreira na empresa atual, assim como numa eventual mudança de empresa. É a sua marca que vai definir a atuação de sua rede de relacionamento. E a indicação e a recomendação pessoal é a forma mais segura de sucesso no mundo corporativo. Acredite ninguém recomenda ou indica uma pessoa problema. Nosso objetivo é resolver e não criar dificuldades. Quem indica ou recomenda vai ser avaliado pelo sucesso ou fracasso do profissional indicado.

Vou elencar mais algumas perguntas em complemento ao supra exposto. Recomendo que todos pensem e se posicionem de acordo com seus valores e crenças.

Por que sou famoso? O que acontece quando entro e saio de um ambiente? Se eu deixar a empresa. Como serei lembrado? Qual é o meu legado?

A sua rede de relacionamento é muito maior do que você pensa. Essa rede funciona para o bem e para o mal. A sua marca é fundamental não apenas para as pessoas próximas, mas também para pessoas que tem pouco contato com você.

O próximo artigo é um exemplo do funcionamento da rede de relacionamentos (networking).


Vehio.

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